Páginas: 132 Formato: 17x17 cm
Edição: 1ª Ano: 2020
ISBN: 978-85-5524-114-7
Resumo
Este livro apresenta casos acompanhados
pelo autor, por meio de sua experiência como diretor de escola e psicanalista, dentro
do contexto escolar. No decorrer de seu percurso, o educador se depara com crianças
que, por trás da queixa de dificuldade de aprendizagem, portam consigo um problema
de cunho emocional e afetivo. E é esse olhar que enriquece a escuta mesmo fora
do setting psicanalítico tradicional,
fazendo com que a descrição de casos do autor possa nos ilustrar a realidade escolar vivida, assim como os seus mais diversos desdobramentos.
Índice
Apresentação
da Série Prática Clínica
Apresentação
da Obra
1.
Por uma Pedagogia Viva (e Colorida)
2.
O Caso Bruno Pensado à Luz da Teoria de Freud
3.
Sándor Ferenczi e a Noção de uma Pedagogia com mais “Tato”
4.
A Agressividade no Ambiente Escolar: Contribuições de Winnicott
5.
Melanie Klein e o Conceito de Inveja no Espaço Escolar Algumas Palavras Finais
Sobre o
autor
- Psicanalista e psicopedagogo.
- Diretor de escola da
rede particular de São Paulo.
- Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP
(bolsista CAPES) e doutorando pelo mesmo programa.
- Professor dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade
Paulista (UNIP).
- Professor
convidado da Pós-graduação em Psicanálise Clínica da UNIFEV.
- Autor do livro
“Psicanálise e educação escolar: contribuições de Melanie Klein” (Zagodoni,
2018).
- Atua em consultório particular.
|