Meus pedidos    Meu cadastro

 Busca

 Meu Carrinho
  0 itens | Total: R$ 0,00
 
 • Psicanálise
 • Psicologia
 • Ter. Ocupac./ A.T.
 • Filosofia,Sociologia e Afins
 • Infantojuvenil
 • Série Prática Clínica
 • Coleção Grandes Psicanalistas
 • PensarAgir em Saúde Mental
 • Coleção Elefante Pensante
 • Lançamentos
 • Próximos Lançamentos
  • E-books




 

 

 


 


Acompanhamento

Terapêutico
            
Adoção

Adolescentes

Anorexia e bulimia

Autismo
 
Borderline

Casal

Crianças
  
Deficiência intelectual
           
Dependências tecnológicas
       
Estresse pós-traumático

Família
              
Homoafetividade

Idoso
     
Luto

Neuroses

Paciente com surdez

Toxicomanias

Transtorno afetivo bipolar
 Home » CATÁLOGO» Psicanálise e formação de professores: antiformação docente



INDIQUE O LIVRO
Psicanálise e formação de professores: antiformação docente
Autor(a): Rinaldo Voltolini. Et al.
 
R$ 59,00
 
 
 
 

Páginas: 200            Formato: 16x23

Edição:                 Ano: 2018

ISBN: 978-85-5524-066-9

Resumo

O lugar relevante e distintivo que a educação tem no discurso político, somado ao peso que se atribui ao papel do professor no bom desempenho do processo educativo, constituem razões suficientes para endossar sua legitimidade e importância, abrangidas nas temáticas contidas neste livro, que também discorre com reflexões acerca das vicissitudes do processo de formação docente, bem como apresenta experiências no campo pedagógico com a interlocução da abordagem psicanalítica.

Índice

Introdução (Rinaldo Voltolini)

PARTE I – Psicanálise e formação docente (Rinaldo Voltolini)

1. A démarche psicanalítica na educação: consequências para o campo da formação docente

2. Educação inclusiva

3. Formação de professores

4. A Engenhosidade docente: o saber do professor e seu ato

5. A formação universitária e o saber do professor

6. A démarche clínica na formação de professores

7. O dispositivo grupal

PARTE II – Experiências e excursões conceituais

8. “Não estamos preparados para isso!” – Educação inclusiva e formação de professores (Eric Plaisance)

9. Sobre a escuta de professores na formação docente (Marise Bastos)

10. A temática dos “pares” como vicissitude da educação inclusiva: um diálogo na interface psicanálise e educação (Mônica Rahme)

11. Como eu educo essa criança? Saberes sobre inclusão escolar e o discurso do especialista (Lenara Spedo Spagnuolo)

12. “Não vai”: acerca da intimidade entre o politicamente correto e a impotência no exercício da inclusão (Ana Galletti Martins de Oliveira)

13. O sumiço do serviço: Onde está a tal rede de apoio ao professor? (Isabel Napolitani)

14. A criança estranha (Rinaldo Voltolini / Lígia Vertematte Rodrigues)

Sobre o autor-organizador

Rinaldo Voltolini é psicanalista e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutor em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Possui pós-doutorado em Psicogênese e Psicopatologia na Universidade de Paris XIII. É um dos coordenadores do Laboratório de Estudos Psicanalíticos da Infância e da Educação (LEPSI) da USP, coeditor da revista Estilos da Clínica e coordenador nacional do Grupo Nacional de Trabalho Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

 


Como Comprar | Privacidade e Segurança | Entrega | Quem somos | Contato


ZAGODONI EDITORA - PUBLICAÇÃO E VENDA DE LIVROS DE PSICANÁLISE, PSICOLOGIA E ÁREAS AFINS COM QUALIDADE E RESPONSABILIDADE (11) 2334-6327