Páginas: 144 Formato:
14x21
Edição: 1ª Ano: 2011
ISBN: 978-85-64250-04-8
Resumo: Fundamentado na teoria psicanalítica, este livro tem o intuito de compreender o lugar ocupado pelo consumo em nossa dinâmica psíquica. Ele pode assim ser visto como via de construção e expressão subjetiva ou configuração possível para nossos desejos e fantasias. Mas também como armadilha que conduz à dependência ou adição. Propõe-se, na obra, que desejo e adição no consumo sejam respostas a dinâmicas culturais do mundo moderno. Em especial, é proposto que a cultura contemporânea provoca altos graus de excitação, muitas vezes canalizada em condutas aditivas.
Índice: Parte 1 Capítulo 1 – Alguns modelos das ciências humanas para a compreensão do consumo Parte 2 Capítulo 3 – O desejo Capítulo 4 – A drogadição como paradigma das compulsões Capítulo 5 – Sobre a ampliação do conceito de adição Capítulo 6 – Algumas considerações sobre a clínica das adições Parte 3 Capítulo 7 – Crédito acessível, consumo compulsivo Capítulo 8 – Compulsividade e consumo na infância Capítulo 9 – A felicidade das damas Capítulo 10 – Shopaholics Considerações finais
Sobre
o autor: Psicanalista. Líder
da área de Humanidades e Direito e professor da ESPM. Professor do Curso de
Especialização em Teoria Psicanalítica da PUC-SP/COGEAE. Doutor em Psicologia
Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela USP. Autor dos livros “Desejo e
Adição nas Relações de Consumo”, “A Construção do Eu na Modernidade”, “A Crítica
ao Eu na Modernidade – em Montaigne e Freud”. |